Lendo uma revista na semana passada em uma ida ao dentista, ao folhear uma Revista nem tão informativa, acabei lendo algo muito interessante e conheci a Maria das Graças Foster. Nascida em Caratinga, Minas Gerais no ano de 1953, mudou-se logo cedo ainda com dois anos para morar no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro,e, de família humilde, precisou logo cedo catar latinhas, garrafas e papelão para sobreviver. Sempre estudante de escolas públicas ingressou na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde se formou em Engenharia Química, sendo então pós graduada em Engenharia nuclear pela Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ).
Hoje, essa Maria, é uma a diretora executiva mais poderosa da América Latina no setor de Gás e Energia da empresa e foi em janeiro de 2012 indicada para a presidência da empresa Pétrobras (empresa que trabalha desde a época de estagiária, galgando os todos os cargos) pela presidente Dilma que a chamou carinhosamente de ' graciosa '.Definitivamente Graça Foster hoje é um exemplo de dedicação, de hombridade e de sucesso para todas as mulheres brasileiras que se determinam á buscar seus destinos e futuros em meio ainda a desigualdade social e tradicionalismo moral.
Como em todos os casos, a vida da Graça Foster não foi fácil por vários momentos. Ainda na faculdade, engravidou de sua primeira filha, a Flávia que hoje é mãe da Priscila que está com 16 anos que hoje admira a avó por ser a mulher que é. Diante de todo processo de construção, Graça não se mostrava acomodada ou indeterminada. Trabalha ainda hoje 12 horas por dia e e a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidência de uma Empresa Petrolífera. Em entrevista recente ao Jô Soares, falando sobre o seu incrível trabalho, ela comentou : “Somos uma das cinco maiores e temos grandes chances de ser a maior. E só uma questão de tempo”.
Que fique a dica e o exemplo de uma bela mulher que não esperou que alguém fizesse por ela e que, mesmo com todas as dificuldades, lutou, venceu, e nos orgulha por ser uma Maria Brasileira nata!
Nenhum comentário:
Postar um comentário